Alimentação Nutrição Saúde
14 maio 2015

Alimentos que parecem saudáveis mas não são

Alimentos que parecem saudáveis mas não são

Hoje é dia de nutricionista no blog! O assunto de hoje é: Alimentos que parecem saudáveis mas não são. E quem nos escreve é a nutricionista Gabriela Maia.

Vamos “ desvendar” o que achamos que pode ser saudável, mas escondem alguns segredos não tão agradáveis.

– Barrinha de cereal é até uma opção saudável desde que vistos alguns itens. Primeiro, verifique se na lista de ingredientes o primeiro é glicose de milho, xarope de glicose, glucose, açúcar. Se sim, não é interessante. Prefira as barrinhas que começam com cereais como aveia, flocos milho, flocos de arroz… e tente comprar as que indicam ter pelo menos mais de 1,5g de fibras alimentares (olhe na tabela nutricional do produto) que são as que contém menos açúcar e mais cereais. Essas barrinhas tradicionais contém 0g de fibra o que nos indica a total falta de cereais e a completa presença de açúcares! As barrinhas de fruta como tipo bananada ou frutas prensadinhas são também boas opções.

– Iogurtes e sobremesa láctea tipo petit suisse – olhe sempre na lista de ingredientes se a fruta utilizada é de verdade ou aroma artificial e fique de olho a presença de corantes artificiais. O mais saudável e muito saboroso seria comprar o iogurte natural e bater com a fruta que a criança gosta como morango, banana, manga… Se precisar adoçar coloque 1 fio de mel.

E não oferecer sobremesas lácteas depois de almoço e jantar que esses diminuem bastante a absorção do ferro da refeição, por conta da interação do cálcio do leite.

– Suco de caixinha- Claro que é sempre melhor fazer a versão caseira e natural, mas com a correia o suco de caixinha aparece com frequência nas lancheiras. Por isso sempre prefira as marcas que produzem sucos sem adição de água ou açúcar. Fique de olho na embalagem! Nunca compre “ néctar”, eles contém pouquíssima fruta e muitos aditivos artificais!

– Peito de peru: Esse apesar da fama de saudável deve ser evitado no dia a dia. A única diferença dele e do presunto é que contém menos gordura, mas ele não deixa de ser um embutido! Por isso, é rico em sal e substâncias como nitritos e nitratos que são cancerígenos. Se a criança gostar muito reserve um dia para oferecer, mas não o acrescente como rotina na alimentação.

-Produtos diet e light

A criança para consumir esse tipo de alimento deve ter uma indicação: ser diabética, estar acima do peso… porque caso o contrário não há necessidade. O ideal é que o açúcar simples vindo de guloseimas seja diminuído e não substituído por adoçantes. Se a criança está acima do peso não é colocar tudo com adoçante que vai resolver o problema. Procure orientação eum nutricionista antes de oferecer alimentos diet ou light a seu filhote.

-Cereal de milho- Prefira as versões sem açúcar de flocos de milho e se possível orgânico, já que o milho está na lista dos alimentos transgênicos. Coloque num potinho bonito e sirva com uma fruta docinha picada como a banana e se criança quiser adoçar coloque 1 fio de mel.

– Nuggets: Acredito que seja um dos piores produtos que as crianças mais comem. Se tem uma caixa no freezer da sua casa, leia a lista de ingredientes e veja se tem coragem de comer? Pois é, a quantidade de ingredientes e aditivos é assustadora. Vai desde gordura vegetal que não sabemos se é hidrogenada, até o glutamato monossódico que é o mesmo realçador de sabor presente nos caldos prontos. Ele deixa as papilas gustativas da língua mais receptivas ao sabor dele presente na grande maioria dos produtos “ encaixotados” /congelados. E com isso não é de se estranhar quando a criança prova uma cenoura ou uma maçã que tem o gosto super leve, ela achar suuuper sem graça! Por isso evite alimentos congelados. Faça seu próprio nugget ou hambúrguer em casa e congele para usar naquele dia corrida que não deu tempo de preparar nada. Seguem abaixo duas receitas!

NUGGET DE FRANGO CASEIRO:
Ingredientes:
400 gramas de peito de frango cozido e moído
1 colher de sopa cheia de farelo de aveia
1 colher de café rasa de mostarda
1 dente de alho médio amassado
3 colheres de sopa de cebola ralada
1 ovo orgânico ou caipira
Sal a gosto
Fubá para empanar a gosto

Modo de fazer:
1-Misture todos os ingredientes até formar uma pasta firme, unte uma superficie lisa e abra a massa até ficar com 1,5 cm, corte os nuggets com um cortador de biscoitos ou modele na mão.
2-Num prato espalhe o fubá e empane os nuggets até ficarem totalmente cobertos;
3-Leve ao forno em forma untada e com fubá e sirva.
DICA:Você pode congelar em potes bem fechados ele cru por até 2 meses.

HAMBÚRGUER CASEIRO DE CARNE:
Ingredientes:
400g de carne moída
1/3 de xícara de cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de sal
1 ovo caipira
½ colher de chá de tomilho seco
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
Óleo para untar

Modo de fazer:
1-No processador bata todos os ingredientes até obter uma pasta ou misture bem com as mãos;
2- Divida a mistura em quatro porções. Sobre uma superfície lisa untada com óleo, forme com cada porção um hambúrguer usando um cortador de biscoito de 8 cm de diâmetro. Aqueça bem uma grelha em fogo alto;
3- Pincele-a ligeiramente com óleo e reduza a chama para média. Deixe-os dourar por cerca de 2 minutos de cada lado e sirva-os quentes.

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-211 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
4 Comentários
  1. Maria Fraga
    15/05/15 - 10h34

    Estah linda a página, mas adorei especialmente as receitas dos Nuggets e do Hamburger.
    Sensacionais! Tornam algo que as crianças amam e que nem sempre tem ingredientes de
    qualidade, em um alimento delicioso e que os pequenos vão amar,

    • 15/05/15 - 12h56

      Oi Maria, que bom ter você aqui de novo. Sempre tão gentil comigo!
      Fico feliz que tenha gostado e que tenha sido útil.
      Bom final de semana. Beijos, Gabi

  2. 28/07/15 - 13h32

    Esse post ta com ofavoritado aqui ! rsrs
    Realmente, o nugget é o que mais se vê em casa para as crianças na hora do lanche da tarde. Comigo mesmo foi assim !
    Mas as receitas estao anotadas 😀
    Beijo grande

    • 31/07/15 - 18h51

      Thay, tudo bem?
      Que bom você estar aqui lendo outro post e comentando…
      Muito obrigada pelo carinho.
      beijos, Gabi

Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • Amigos da vida 💖
70 anos da Tia Rutinha!!
  • Bom dia 💖💖💖🙏🏻🙏🏻
  • Boa semana
YouTube
Se inscreva!