Alimentação
10 mar 2016

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

Com a corrida que levamos hoje em dia, ter consciência de que a alimentação saudável também deve ser mais um ponto importante na família é de suma importância. Por isso, destaco alguns pontos que devem ser observados

1.ORGANIZE-SE. O grande problema que percebo hoje é que a falta de organização nas compras e do planejamento das refeições da semana deixam a alimentação em segundo plano. E quando se chega em casa e não tem nada planejado é uma tragédia alimentar!

2.NÃO DEIXE SUA ALIMENTAÇÃO MONÓTONA: Temos a tendência em comer sempre os mesmos alimentos. Assim, a alimentação vai ficando mais pobre nutricionalmente e monótona em nutrientes. Já pensou você a vida inteira comer mamão pela manhã ¿ Pense na quantidade de frutas que temos disponíveis, na variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes que poderíamos estar dando ao organismo… Por isso, deixe sua alimentação variada e colorida!

3.PROVE. Sempre falo aos meus pacientes que ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas o que custa provar um legume ou fruta nova ¿ Procure preparar o alimento de modo diferente que facilita a aceitação. Se for uma fruta, coma fresca, assada, cozida, em tamanhos diferentes de corte, com linhaça / aveia… Todas essas combinações mudam a percepção do sabor e ajudam que a aceitação seja positiva.

4.BEBA ÁGUA. A água é fundamental para a vida e consequentemente bem-estar. Estar hidratado é importantíssimo para a manutenção do corpo, do funcionamento intestinal, da pressão arterial e da disposição. Beba muita água ao longo do dia!!! Se quiser um gostinho na água do dia a dia corte rodelas de limão misture com folhas de hortelã e coloque numa jarra na geladeira. Cerca de 1-2 horas depois você terá uma água aromatizada deliciosa!

5.FIBRAS – Será que sua alimentação é rica em fibras alimentares ¿ Elas estão presentes nos legumes, frutas, verduras, cereais integrais, oleaginosas (castanhas…). Ter uma boa ingestão de fibras garante intestino em dia e bom controle de glicose sanguínea e perfil lipídico (colesterol).

6- MASTIGUE: A mastigação é o primeiro passo da digestão. Imagine que o alimento deva chegar no estômago do tamanho de uma passa seca e na verdade pela falta de mastigação ela acaba chegando como uma azeitona. Olhe o trabalho a mais que o processo digestivo terá para dar conta do trabalho dele ¿¿¿ Por isso, mastigue mais e no momento de grandes refeições almoço/ jantar beba o mínimo possível de líquido!

6- PENSE FORA DA CAIXA, DO SACO… Coma mais alimentos frescos, fora da caixinha, saquinho e pacotes em geral. Na grande maioria das vezes esse tipo de produto necessita de algum aditivo ou conservante para garantir mais tempo na prateleira. Por isso, leia o rótulo e se tem algum nome ou sigla que você não faça a menor ideia do que seja devolva o produtos para o lugar e procure outra alternativa mais saudável!

GABRIELA-MAIA-FOTO-1-2111 Gabriela Maia
Nutricionista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) // Especialista em Nutrição Clínica Funcional (CVPE/UNICSUL-SP) // Especialista em fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) // Professora de gastronomia funcional (CVPE)
www.gabrielamaianutricionista.com.br // Facebook: Gabriela Maia Nutricionista
contato@gabrielamaianutricionista.com.br

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