Alimentação
19 set 2016

Alimentação saudável: como incentivar aos pequenos?

Alimentação saudável: como incentivar aos pequenos?

A obesidade infantil é um grande problema social que vem causando desastrosas consequências para a saúde de centenas de crianças no Brasil. Segundo dados do IBGE, uma a cada três crianças entre cinco e nove anos estão acima do peso, enquanto que uma a cada sete crianças tem problemas de obesidade.
Além dos riscos de doenças crônicas, a obesidade infantil também causa depressão, baixo autoestima e até mesmo isolamento. O excesso de peso pode levar o pequeno a sofrer bullying na escola e, além de todos os problemas de saúde, a criança também é propensa a desenvolver distúrbios psicológicos.
Para reverter este quadro, é indispensável que os pais apostem em uma alimentação saudável e procurem por meios de incentivar as crianças a criar bons hábitos alimentares. Para as famílias que já possuem problemas com obesidade infantil, vale a pena consultar um nutricionista para ver uma dieta adequada que possa ajudar ao pequeno a recuperar a saúde e o bem-estar.

Veja algumas dicas para ajudar o seu filho a ter uma alimentação correta:

Brinque com a comida:
Utilizar a imaginação infantil na hora da alimentação é uma grande técnica de incentivo para os pequenos. Muito utilizado no Japão, as mães japonesas preparam as “marmitas” para os seus filhos com desenhos divertidos que motivam a criança na hora das refeições. Para isto, basta ter um pouco de criatividade para transformar verduras e legumes em bonecos e personagens conhecidos. Veja algumas imagens e inspire-se.

Reduza os doces da dieta:
Às vezes é difícil dizer um “não” para o filho quando ele pede por um doce e insiste que quer comer determinado alimento. No entanto, é preciso ser um pouco mais duro para criar hábitos saudáveis nas crianças, pois os pequenos sentem mais vontade de comer doces e alimentos gordurosos quando isto passa a fazer parte da rotina.
Se a criança está muito acostumada com uma alimentação indevida, reduza aos poucos os alimentos gordurosos e ricos em açucares e substitua por refeições mais saudáveis. Incentive a criança a comer frutas e verduras até que se torne um hábito comum para os pequenos.

Evite Fast Food:
Muitos pais gostam de levar os filhos em locais como Mcdonalds simplesmente pelo entusiasmo da criança em comer este tipo de comida. Passe longe de Fast Food e restaurantes de franquia. Além de ser um péssimo hábito, este tipo de alimentação não é saudável e pode trazer péssimas consequências para a saúde se passar a ser rotineiro para os pequenos.

Hábitos saudáveis:
Uma alimentação correta dependente muito mais do desenvolvimento de hábitos do que de qualquer outra coisa. Há famílias que apresentam comida saudável para as crianças desde muito cedo, o que faz com que os pequenos comam sem reclamar, já que estão acostumados com o que recebem.
Para as famílias que nunca se preocuparam com isto, é possível que tenham mais dificuldades em convencer a criança a comer frutas e verduras, por exemplo, pois o pequeno não sabe que é preciso pensar na saúde e nunca foi incentivado para isto. Porém, a responsabilidade dos pais com a saúde das crianças é algo indiscutível e, por isso, procure por alternativas para substituir os maus hábitos infantis e combater qualquer indicio de obesidade no seu filho.

By: Ana Paula Bretschneider

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!
  • #Repost @acirandacirandinha with @make_repost
・・・
Já conhece a campanha #apoieolocal ? A ideia é compartilharmos e apoiarmos negócios locais que estejam na luta aí para se reinventar e poder reabrir quando tudo se acalmar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
〰A você que conhece uma de nossas lojas ou que já comprou conosco online 🎁 nesse ultimo mês pedimos que nos AJUDE a enfrentar esse desafio 🤜🤛. Basta compartilhar esse post nos stories ou pelo direct com amigos e mencionar aqui no comentário 1, 2, 10, 35 ou 57 amigas e amigos que irão curtir conhecer a nossa Ciranda ! 😊
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contamos com vocês!!!💗
#juntossomosmaisfortes⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗢𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 como uma consultoria para te ajudar a escolher o produto direitinho, para você ou um presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. 𝗠𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝟮𝟱 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 e famílias envolvidos nesse projeto colaborativo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Oferecemos um 𝗺𝗶𝘅 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 incrível: moda para bebês, meninas e meninos, decoração, brinquedos, acessórios, fantasias, enxoval, roupas de boneca... O que ajuda a resolver muita coisa em um só lugar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. 𝗗𝗲𝗹𝗶𝘃𝗲𝗿𝘆 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 para os aniversariantes que tiveram suas festas adiadas ou os bebês que nasceram ou 'simplesmente' um carinho em um afilhado, uma netinha...
⠀
5. 𝗟𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 de aniversário, chá de bebês... Basta fazer sua lista, tratamos tudo direto com o convidado que se interessar e levamos até vocês os presentes!
⠀
6. E olha que delícia: 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗼𝗻𝗱𝗲 𝘃𝗲𝗺 cada produto! Recebemos das mãos daqueles que criam, projetam, produzem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. O 𝘀𝗲𝗴𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗶𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗷𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝗹 é o nosso forte. Mas tem produtos que agradam até os adultos, por que não? ;)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
ꜱᴇ ᴄᴜɪᴅᴇᴍ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴏꜱ ꜱᴇᴜꜱ... ᴄᴜɪᴅᴇᴍ ᴅᴇ ᴛᴏᴅᴏꜱ! 💚⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀
»»——- Cirandinha Online ——-««
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atendimento via whatsapp são : ⠀
📱(21) 97272-5344
📱(21) 99246-4887
⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • #fiqueemcasa
  • Linda demais essa parceria da @tudo_para_boneca e da @elasqueremlasfadas roupa menina e boneca!
Você encontra na @monkinoaoficial e @cirandinha_ciranda 
#post #dicaspaisefilhos #família #mensagem #postdodia #escola #educação #family #education #kids #psicopedagogia #criancas #blogdematernidade #maternidade #desenvolvimento #tudoparaboneca #maeefilho #irmaos #pais #paternidade
YouTube
Se inscreva!