Alimentação Bebês e Crianças
09 jan 2015

Alimentação que ajuda no intestino das crianças

Alimentação que ajuda no intestino das crianças - dicas pais e filhos

Prisão de ventre é um problema muito comum entre bebês e crianças maiores e costuma ser a causa da dor de cabeça de muitas mães. Falta de uma dieta balanceada, pouco consumo de água e até mesmo problemas psicológicos podem causar a dificuldade nos pequenos. Quando as crianças resistem porque não querem aprender a ir ao banheiro sozinhas ou quando elas não fazem as necessidades quando sentem vontade, por exemplo, é possível que a constipação ocorra.

Além do intervalo entre as evacuações, é importante também analisar a consistência das fezes. Se a criança faz em pouca quantidade, precisa fazer muita força e sente dor com frequência, vale a pena consultar um pediatra para analisar o caso.

O poder das frutas e fibras
No geral, o problema da constipação pode ser resolvido com alterações na dieta do pequeno. Principalmente se a criança não come frutas ou bebe pouca água, pode ser que esta seja a causa da prisão de ventre e, para solucionar, basta adicionar alguns alimentos na rotina do pequeno.

Frutas: mamão, ameixa preta seca, laranja, abacaxi, pêssego, manga e acerola são algumas frutas que afetam o intestino e facilitam a evacuação. Faça sucos naturais de frutas e deixe que o pequeno coma também a casca dos alimentos. Lembre-se de observar o que faz mais efeito com o seu filho, já que cada organismo funciona de um jeito e algumas frutas podem ser mais eficientes que outras, dependendo do caso.

Aqui em casa quando as crianças eram menores, preparava muita água de ameixa para as crianças. Essa receita era infalível….vocês já testaram e conhecem?

Fibras: cereais, grãos, amêndoas, gergelim, repolho, ervilha e linhaça são alimentos ricos em fibras e ajudam a regular o intestino, tanto de crianças quanto de adultos. Algumas frutas citadas acima também são ricas em fibras e, por isso, possuem o poder de atuar no intestino e facilitar a saída das fezes.

Dicas para estimular a evacuação
Além da alimentação, alguns estímulos diários e uma rotina saudável podem ajudar a resolver o problema da prisão de ventre nos pequenos. Se a criança não tiver nenhum outro problema que esteja causando a constipação e o motivo seja apenas hábitos e alimentação, o ideal é aumentar os estímulos e vigiar o pequeno para ver os resultados. Não esqueça de consultar um pediatra se o seu filho estiver com prisão de ventre constante ou apresentar outros sintomas.

• Se a criança já for grandinha, estimule a fazer alguma atividade física. Seja algum esporte que agrade ao pequeno ou até mesmo brincar na rua. Falta de exercícios também pode causar prisão de ventre, além de trazer outros prejuízos para a saúde.
• Beber água é fundamental para todo o organismo e principalmente para o intestino. Ajude a criança a criar o hábito de beber água várias vezes ao dia.
• Se a criança for pequena ou um bebê, faça massagem na região abdominal para estimular o intestino. Leve o pequeno ao banheiro assim que ele manifestar vontade, nunca deixe para “daqui a pouco”.
• Não dê nenhum remédio para a criança sem recomendação médica. Se precisar de alguma medicação, consulte o pediatra primeiro.

By: Ana Paula Bretschneider Ramos

Comente via facebook
Deixe seu comentário

Quer que sua foto apareça nos comentários? clique aqui
Topo
Mais Lidos do Blog
Fique conectado com a gente!

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/4/41/c0/site1374371703/public_html/wp-content/themes/plicplac/functions.php on line 282
YouTube
Se inscreva!

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0