A importância do pai na educação do filho

Postado por Gabriella em Bebês e Crianças, Desenvolvimento, Educação
Imagem: Gilson Almeida Santos

Imagem: Gilson Almeida Santos

O Dia dos Pais está se aproximando e com a aproximação da data fazemos uma grande reflexão da importância da relação entre pai e filho.

Apesar das estruturas familiares terem se modificado muito ao longo do tempo, a importância do pai na vida, na educação de uma criança não mudou. Em muitas famílias, os pais tem se envolvido cada vez mais na crianção dos filhos e dispondo mais tempo para estar com eles, até mesmo porque hoje em dia temos muitas crianças que são criadas apenas por pais.

O pai é muito importante na vida de uma criança, desde muito cedo ele é fundamental. O ideal é que o pai acompanhe toda a gestação da mãe, deixando a segura e tranquila, porque assim também está garantindo que a criança está recebendo esses estímulos já na barriga da mãe.

O pai precisa dispor de um tempo efetivo para o filho. Aquele tempinho em que os dois vão estabelecer os laços de afinidade, cumplicidade. O momento de rolar no chão, contar uma história e contar as novidades do dia. A ausência do pai pode trazer consequências psicológicas à criança. É de fundamental importância a criança ter a figura masculina, para que se tenha o modelo masculino inserido na vida. Senão mais tarde a criança pode apresentar até mesmo problema de gênero.

Estudos recentes mostram que o pai contribui para uma boa autoestima e na formação de um adulto que lida melhor com o estresse e as frustrações, A ausência emocional do pai, pode trazer dificuldades de concentração, maior probabilidade de envolvimento com drogas e problemas sociais, um sentimento de “vazio interior”, podendo contribuir para sentimentos de angústia, depressão, ansiedade no decorrer da vida.
Vale lembrar que não é a quantidade do tempo e sim a qualidade do tempo que você dedica ao seu filho.

Gabriella
05.08 2014
Comentários no Facebook
0 comentários
Deixe um comentário
* Não será divulgado