3 motivos para você optar pelos jogos pedagógicos para seus filhos

Postado por Gabriella em Bebês e Crianças, Educação
Brincando com as Primeiras Palavras

Brincando com as Primeiras Palavras

Os jogos pedagógicos são amplamente utilizados em instituições de ensino, funcionando como recurso didático na formação e educação das crianças, independentemente de sua idade. Curiosamente, eles também são aliados poderosos dos pais, que podem investir nessa ferramenta e conquistar benefícios especiais no desenvolvimento de seus filhos.

Veja a seguir quais são esses benefícios e os principais motivos para garantir as melhores opções de jogos pedagógicos para as crianças!

1) Desenvolvimento cognitivo

O jogo pedagógico é perfeito para promover o desenvolvimento cognitivo da criança, aperfeiçoando seu intelectual. Esse recurso consegue estimular uma melhora significativa na capacidade de processar informações e conceitos.

Ademais, ele aumenta a habilidade perceptiva da criança, inclusive sua capacidade de raciocínio lógico, memória, poderes de concentração e observação.

Isso acaba por causar impactos positivos na educação infantil: ao fazer uso do jogo pedagógico, a criança passa a aprender todas as matérias com mais facilidade, seja línguas ou conhecimento matemático, demonstrando um melhor desempenho escolar.

O mais bacana é que todos esses benefícios são conquistados de forma lúdica, ou seja, a criança passa pelo processo de desenvolvimento cognitivo brincando e se divertindo.

2) Desenvolvimento de habilidades sociais

O jogo pedagógico promove uma melhoria significativa nas habilidades sociais da criança, principalmente as opções que possibilitam que a brincadeira seja realizada em dupla ou grupo, nas quais há uma interação maior entre os pequenos – uma ótima solução para aproximar os irmãos e gerar novas brincadeiras em casa.

Entre as habilidades sociais aprimoradas pelo uso desses jogos está a comunicação. As crianças passam a se expressar melhor, inclusive a transmitir sentimentos.

Ademais, esse recurso estimula a formação de novas amizades, assim como passa aos pequenos conceitos básicos de convivência social, como a colaboração, respeito ao próximo e às regras, noções que são passadas e absorvidas pelas crianças desde cedo.

3) Desenvolvimento de habilidades físicas

O jogo pedagógico é aposta certeira para pais que desejam potencializar o desenvolvimento físico de seus filhos. Ao utilizar esse recurso é possível, por exemplo, melhorar as habilidades motoras das crianças.

Isso corre principalmente com jogos que exigem a manipulação de partes, como o encaixe de peças ou sugere a montagem de algo. Além da habilidade motora, esses brinquedos também estimulam a criatividade.

Essas 3 vantagens que apresentamos servem para embasar a sua escolha pelos jogos pedagógicos. É importante romper as barreiras da escola e levar esse tipo de brincadeira para dentro de casa, estimulando, ainda mais, os pequenos e utilizando esse momento tão gostoso – a brincadeira – para criar mecanismos que estimulem, ainda mais, o desenvolvimento.

guestpost_novalargura

Gabriella
30.11 2015
Comentários no Facebook
0 comentários
Deixe um comentário
* Não será divulgado